sábado, 7 de abril de 2012

Embrapa lança editais para repasse de linhagens de milho

Embrapa lança editais para repasse de linhagens de milho a produtores de sementes e empresas de melhoramento

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abriu, por meio de editais públicos, dois processos de oferta de linhagens parentais de milho destinadas à utilização por produtores de sementes ou empresas que possuam programas próprios de melhoramento.

Raul Osório Rosinha, Gerente Adjunto de Planejamento e Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, explica que o objetivo desses editais é selecionar produtores de sementes, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, que irão firmar contratos de licenciamento com a Embrapa para a utilização dessas linhagens na obtenção de novos híbridos de milho.

Estes novos híbridos, conforme Sidney Netto Parentoni, Chefe Adjunto de Pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo, serão obtidos a partir do cruzamento das linhagens parentais da Embrapa, que serão licenciadas por meio do Edital, com linhagens de programas de melhoramento de outras empresas. E acrescenta que, com isso, a Embrapa repassa à sociedade um componente chave do programa de melhoramento de milho, que são as linhagens, numa forma inovadora de associação público-privada.

Segundo o edital, serão disponibilizadas para cada produtor de semente até meio quilo (0,5 kg) de sementes genéticas de cada parental de híbrido de milho.

O primeiro edital lançado, que ficará aberto até o dia 13 de junho de 2012, é para o repasse das linhagens parentais de milho CMS M019, CMS M027, CMS M031, CMS M033, CMS M036 e do híbrido simples parental HS 217, que são recomendados para produção nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, além do Norte e Oeste do Estado do Paraná. Além deles, o edital contempla a Linhagem CMS M035, recomendada para produção na região subtropical.

A linhagem CMS M019 tem uma excelente capacidade combinatória para produtividade e estabilidade de produção, tanto para safra quanto para a safrinha, e pode ser utilizada tanto como progenitora masculina quanto feminina. Ela participa de diversos híbridos comerciais.

A linhagem CMS M027 é muito produtiva e possui ciclo médio. É uma ótima linhagem fêmea e participa de diversos híbridos comerciais, apresentando, nestes, resistência a cercosporiose.

A linhagem CMS M031 possui excelente capacidade combinatória para produtividade e estabilidade de produção, tanto para safra quanto para safrinha e é excelente progenitora tanto masculina quanto feminina.

A linhagem CMS M033 é uma progenitora feminina que possui excelente capacidade combinatória para produtividade e estabilidade de produção, tanto para safra quanto para safrinha.

A linhagem CMS M036, que, além de excelente capacidade combinatória para produtividade e estabilidade de produção, tanto para safra quanto para safrinha, é tolerante ao acamamento e ao quebramento.

O híbrido simples HS 217 é um excelente progenitor, tanto masculina quanto feminina, destinado a utilização na geração de novas cultivares de híbridos triplos.

A linhagem CMS M035 tem capacidade combinatória alta para produtividade e precocidade, podendo ser usada tanto como linhagem macho quanto como linhagem fêmea.

O segundo edital, cuja data limite para recebimento dos documentos de habilitação é dez de julho de 2012, estabelece as regras para a oferta das linhagens PFM 01 e PFM 03, que podem ser empregadas na geração de novos híbridos, cuja área de produção recomendada é o Sul do Estado do Paraná, e os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ambas são linhagens equilibradas que apresentam excelente capacidade combinatória.

A linhagem PFM 01 é uma linhagem que apresenta porte médio, ciclo médio e é muito produtiva. E a linhagem PFM 03 possui porte baixo, boa produtividade e ciclo médio.

Os editais estão publicados nos endereços:

--
via Jurema Iara Campos - Jornalista | Gerência de Promoção Tecnológica | Embrapa Transferência de Tecnologia
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO