quarta-feira, 11 de abril de 2012

Epamig apresenta sistema de produção de leite em simpósio nacional

Bezerros resultados do cruzamento entre vaca leiteira F1 e touro Zebu | José Reinaldo Ruas/Epamig


Evento será realizado, entre os dias 13 e 15 de abril, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) apresentará tecnologias geradas para produção de leite durante o 1º Simpósio Nacional sobre Nutrição de Gado de Leite e 6º Simpósio Mineiro de Nutrição de Gado de Leite, que serão realizados, entre os dias 13 e 15 de abril, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

O simpósio contará com dez palestras e os assuntos serão apresentados por especialistas da Epamig, UFMG, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Pantanal, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal de Mato Grosso.

O pesquisador da Epamig, José Reinaldo Mendes Ruas, falará, no dia 13 de abril, às 18h, no auditório da Escola de Veterinária da UFMG, sobre sistema de produção de leite da empresa: aspectos nutricionais e reprodutivos. A Epamig foi convidada por ser referência nacional neste tema.

José Reinaldo apresentará resultados de pesquisas desenvolvidas desde 1998 na Fazenda Experimental da Epamig em Felixlândia (FEFX), no Centro-Oeste de Minas Gerais. De acordo com o pesquisador, nesses 12 anos de pesquisa em bovinos na Fazenda de Felixlândia as avaliações econômicas apontaram que é possível produzir leite com rentabilidade.

“Quando iniciamos as pesquisas em gado de leite F1 , na FEFX, as vacas produziram em torno de 2.000 kg por lactação, na primeira cria. Com a adoção das tecnologias geradas pelo próprio sistema - aumento de peso, amansamento, frequência de ordenha -, essa produção ultrapassou 3.000 kg, na primeira cria”, explica o pesquisador.

Serviço
Evento: 1º Simpósio Nacional sobre Nutrição de Gado de Leite e 6º Simpósio Mineiro de Nutrição de Gado de Leite

Data: 13 a 15 de abril de 2012

Local: Auditório da Escola de Veterinária da UFMG – Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha

Informações: (31) 3409-2049 / simposionutricaogadodeleite@yahoo.com.br

via Agência Minas