sábado, 7 de abril de 2012

Novas cultivares de maracujá da Embrapa chegam a todo Brasil

Consumidores de todo o Brasil já estão comprando frutos dos novos maracujás da Embrapa. Sementes das cultivares BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado, desenvolvidas pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já foram comercializadas, até o início deste ano, para produtores de cerca de 400 municípios brasileiros de todos os Estados da Federação. E a grande procura, segundo a pesquisadora da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília, DF), Keize Junqueira, se deve à adaptação destas cultivares a todas as regiões do país.

Keize explica que a adaptação do material foi confirmada após extensas avaliações dos híbridos pela Embrapa em Unidades de Observação implantadas - em parceria com produtores, cooperativas e instituições de ensino - em diferentes regiões do Brasil, principalmente no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Pará e Paraná.

As cultivares de maracujá da Embrapa estão agradando os consumidores desde 2010, especialmente por causa do tamanho dos frutos, da cor e do rendimento da polpa. E também já fazem sucesso junto aos produtores da região do Distrito Federal, onde sua produção ocorre desde seu lançamento em 2008, devido as suas qualidades no campo, tais como alta produtividade e frutos com maior resistência e tolerância a doenças.

Agora, estas mesmas cultivares estão recebendo elogios de produtores de todo o país, que encaminham mensagens à Empresa mostrando sua satisfação. Como a mensagem encaminhada de um agricultor de Rondônia, que afirma "Que sementes maravilhosas: germinação, produção, etc. Estamos plantando pela primeira vez esse maracujá e estamos encantados e contentes. Gostaria de agradecer e parabenizar os pesquisadores da Embrapa, vocês não imaginam o tamanho da contribuição que um trabalho desse gera na alimentação do País. Deus abençoe essa empresa de pesquisa".

A cultivar BRS Gigante Amarelo é um híbrido de alta produtividade. Tanto o é que, nas condições do Distrito Federal, sob irrigação e plantado no período de maio a julho e no espaçamento de 2,5 x 2,5m, alcançou em torno de 60 toneladas por hectare no primeiro ano de produção. Seu fruto é amarelo, possui formato oblongo, e pesa de 120 a 350 gramas. O rendimento de sua polpa é em torno de 40% e teor de sólidos solúveis de 13 a 15 graus Brix.

Já a cultivar BRS Sol do Cerrado é um híbrido de maracujazeiro-azedo para mesa e indústria. Pode ser cultivada nas altitudes de 376 a 1.110 metros, durante todo o ano, sob irrigação, nos diversos tipos de solo, exceto em regiões sujeitas à geada. Floresce o ano todo, com maior concentração na época seca. A produtividade alcança cerca de 40 toneladas por hectare no primeiro ano em espaçamento de 2,5m x 2,5m. Os frutos pesam entre 150 a 350 gramas, apresentam rendimento de polpa ao redor de 38% e teor de sólidos solúveis de 13 a 14 graus Brix, aproximadamente. É mais tolerante a doenças foliares como a bacteriose, virose e antracnose.

A produção das sementes dos maracujás da Embrapa é realizada pela Embrapa Transferência de Tecnologia no Distrito Federal. Caso você também queira adquirir sementes de alguma dessas cultivares, faça sua reserva na página do Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia (http://www.campinas.snt.embrapa.br/cms/?page_id=251) ou, para adquirir mudas, entre em contato com um dos viveiristas parceiros da Embrapa.

Escritório de Negócios de Campinas
Telefone: (19) 3749-8888

VIVEIRISTAS LICENCIADOS:

Viveiros Flora Brasil Ltda
Araguari / MG
Telefone: (034) 3242-1357
Contato: Renata Cristina G. Araújo 

Viveiro Tropical
Brasília – DF
Telefone: (061) 9997-1401
Contato: Stênio Edvaldo Rodrigues da Silva Santos

via Jurema Iara Campos - Jornalista | Gerência de Promoção Tecnológica | Embrapa Transferência de Tecnologia
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO