quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tecnologia de ponta na cana-de-açúcar


Parceria entre APagri e DuPont leva tecnologia de ponta a produtores de cana-de-açúcar

Aplicação de herbicida em taxa variada permite controle eficaz de plantas daninhas, com racionalização de custos e aumento na qualidade da matéria-prima dos canaviais

APagri prevê atingir 40 mil hectares com a tecnologia este ano 

As empresas APagri Consultoria e DuPont Brasil Produtos Agrícolas firmaram parceria técnica para levar a produtores de cana-de-açúcar uma nova tecnologia de controle de plantas daninhas, chamada aplicação de herbicidas em taxa variada, ou HTV. A metodologia consiste na aplicação dos herbicidas FRONT, Velpar K  e Advance da DuPont, em doses definidas segundo condições de solo e infestação potencial de ervas invasoras na lavoura, previamente mapeadas por área.

Criada e patenteada pela APagri, a metodologia HTV  é considerada tecnicamente superior ao modelo tradicional, apoiado na aplicação de doses médias de herbicida por hectare. De acordo com a empresa, as usinas e produtores de cana que adotaram a nova tecnologia tiveram aumento de produtividade, redução de custos e registro de índices superiores em controle de plantas daninhas.

“Nem sempre quem usa mais herbicida tem uma colheita melhor”, explica Leonardo Menegatti, diretor da APAgri, “já o emprego desse produto na dose exata, de acordo com a necessidade diagnosticada em cada área da lavoura, traz ganhos incomparáveis na eficácia de controle de plantas daninhas, bem como na relação custo-benefício do produtor”, resume.

Segundo APAgri e DuPont, a implementação do HTV é simples e segue as etapas de definição de área para aplicação do herbicida, elaboração de estudos de solo e mapeamento de infestação por plantas daninhas. Esses dados, uma vez processados, orientarão o cálculo das doses especificadas para o produto FRONT em cada ponto da lavoura.

Menegatti revela que a metodologia HTV começou a ser desenvolvida em 2005, em conjunto com as usinas Jales Machado, de Goiás e as paulistas São Manoel - do município de mesmo nome - e São João, de Araras. Há cerca de dois anos, a DuPont uniu-se à APAgri na difusão e no aprimoramento da tecnologia. Para este ano, a expectativa da APAgri é chegar a 40 mil hectares de cana tratados por meio da HTV.

Outros benefícios da aplicação de herbicida a taxa variada, ainda de acordo com Menegatti, são a diminuição no índice de fitotoxicidade e a racionalização dos custos de produção da cana-de-açúcar.

O gerente de marketing da DuPont para cana-de-açúcar, Manoel Pedrosa, informa que o herbicida FRONT, um dos herbicidas aplicados com a tecnologia em cana-de-açúcar, chegou ao mercado brasileiro em 2011, após vários anos de estudos e pesquisas.

“Trata-se de um insumo de alta tecnologia, específico para a época seca da cana-de-açúcar (cana soca-seca)”, diz o executivo. Pedrosa acrescenta que FRONT controla com apenas uma aplicação às plantas daninhas de difícil manejo, como o complexo digitárias, capim-colonião e outras. Na safra passada, a primeira do produto, o herbicida recebeu aprovação de 96% dos usuários.

Sobre a APagri
Atuante no mercado desde 2002, a APagri é uma empresa de consultoria agronômica cuja missão é contribuir com o desenvolvimento da agricultura utilizando-se dos conceitos e ferramentas da agricultura de precisão focados no gerenciamento da fertilidade do solo. Seus consultores e engenheiros agrônomos estão distribuídos nos principais polos agrícolas do Brasil e desenvolvem, com conhecimento e experiência, um planejamento de curto, médio e longo prazo, com investimentos de vanguarda para garantir ao produtor rural segurança em termos de excelência nos serviços oferecidos. A APagri tem sede em Piracicaba,  São Paulo, e escritórios  de serviços  em Luis Eduardo Magalhães  (BA), Balsas (MA), Jataí e Rio Verde (GO), Maceió (AL) Ourinhos e Assis  (SP), Sorriso (MT) e Uberaba (MG).

Juntos, podemos alimentar o mundo
A cada sete pessoas no mundo, uma dorme com fome todas as noites. Por isso, garantir uma alimentação nutritiva e saudável para todos é um dos principais desafios do nosso tempo. A DuPont destina 60% dos seus investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento para que não falte alimento neste mundo em constante crescimento. Trabalhando ao lado de agricultores e produtores, ajudamos na redução de perdas desenvolvendo diversas embalagens que permitem o transporte de alimentos sem se deteriorar. Com este foco em levar mais alimentos saudáveis para mais pessoas, a DuPont contribui para o desenvolvimento e o crescimento econômico de diversos países no mundo.

Adriana Paesman Menegatti | APagri

HTV® FRONT®, Velpar K ® e Advance® marcas registradas