terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Produtores de café em busca de capacitação


Número de produtores de café em busca de capacitação dobra na região de atuação da COOXUPÉ

Produtores no curso de Aplicação de Agrotóxicos realizado em Botelhos/MG

Durante 2012 cooperativa, em parceria com o Senar-Minas, promoveu mais de 240 cursos levando temas como segurança, baixos custos e qualidade de vida nas lavouras para os pequenos produtores

Desde 2010 a COOXUPÉ – cooperativa mineira de café com mais de 11 mil cooperados - promove em parceria com o Senar-Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), cursos e capacitações que atendem a necessidade do produtor rural, principalmente dos pequenos, que vivem da agricultura familiar. 

Com investimento de R$ 470 mil vindo de ambas as entidades, o convênio atende 18 municípios oferecendo cursos gratuitos com temas que refletem a demanda e as peculiaridades de cada região produtora do grão.
 Em um balanço realizado recentemente pelo Senar, o número de cursos oferecidos nas Unidades de Negócios da cooperativa cresceu, até o final de 2012, 52% em relação a 2011. “Foi um ano de consolidação da parceria entre a COOXUPÉ e o Senar-Minas. Realizamos até 21 de dezembro do ano passado, 247 cursos e capacitamos 2.942 produtores cooperados”, revela Rodrigo de Castro Diniz, Gerente Regional do Senar.

Como a parceria acontece ao longo de três anos, Rodrigo avalia que os produtores estão mais atentos ao processo de inscrição dos cursos e eventos. “Estes números são resultados de duas frentes: o produtor busca cada vez mais pela capacitação e nós estamos entendendo melhor suas necessidades”, conta.
Para o Gerente de Desenvolvimento Técnico da COOXUPÉ, José Geraldo Junqueira, a parceria entre as instituições é extremamente importante, pois está alinhada com o objetivo da cooperativa em promover o conhecimento e a qualidade de vida no campo. “Nossos técnicos e engenheiros agrônomos estão sempre visitando propriedades e conhecendo a necessidade do cooperado. Isso amplia as possibilidades dos nossos serviços, porque oferecemos o que eles precisam. Hoje, quem detém a informação, está um passo à frente”, revela.

No ano passado, as capacitações mais procuradas foram aplicação de agrotóxico na lavoura e utilização correta da roçadeira/derriçadora. Outros cursos que compõe o convênio Senar são: administração rural, aplicação correta de agrotóxicos, classificação e degustação de café, orientações sobre a utilização correta do terreiro no processo de secagem do café, saneamento, qualidade da água e custos de produção.

Sobre a Cooxupé
A cooperativa mineira de café com cerca de 11 mil cooperados, 84% deles pequenos produtores, atende cafeicultores do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo. Ao longo dos seus 80 anos de história, a entidade reuniu números expressivos, ganhando liderança nas exportações do grão e ampliando mercados, como o de cafés especiais e certificados.

Líder na exportação de café em 2008 e 2010, a COOXUPÉ também bateu recorde no agronegócio brasileiro em 2011, exportando o maior volume de café da história brasileira – 2,46 milhões de sacas.

via Phábrica de Ideias