sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cooperação entre FAO e Embrapa será ampliada


Ampliar a cooperação entre a Embrapa e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para maximizar a cooperação técnico-científica e assistência técnica com os países do Terceiro Mundo, em especial a África. Com esse objetivo, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, assina, na segunda-feira (25), na sede da FAO, em Roma, um acordo que além de expandir as iniciativas de Cooperação Sul-Sul, vai agilizar o intercâmbio entre as duas instituições e fortalecer o relacionamento com outras instituições sediadas na Europa.

"A Embrapa tem o maior conhecimento sobre agricultura tropical do mundo e todo esse conhecimento deve ser partilhado com os países que necessitam promover a segurança alimentar e o manejo sustentável de recursos naturais", enfatiza Lopes. Segundo ele, a Embrapa dispõe de conhecimento e competência para viabilizar a agricultura de alimentos, fibras e energia em solos tropicais do mundo inteiro. 

Para acelerar os resultados da ampliação do convênio, um pesquisador sênior e escolhido por meio de seleção pública ficará alocado em Roma. O trabalho dele será estabelecer uma ponte entre a pesquisa brasileira e as necessidades dos técnicos e pequenos produtores daqueles países. 

Ao mesmo tempo em que a Empresa leva sua contribuição aos países pobres, poderá utilizar a infraestrutura  que a FAO implantou em diferentes países, especialmente no continente africano, para desenvolver novas pesquisas.

via Rosângela Evangelista da Silva | Secom/Embrapa