segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Máquinas do PAC 2 chegam a mais seis municípios de Mato Grosso do Sul


Andrea Farias/MDA
Os agricultores familiares de mais seis municípios de Mato Grosso do Sul terão o escoamento de sua produção facilitado a partir desta segunda-feira (25), quando os respectivos prefeitos irão receber máquinas retroescavadeiras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). 

A ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) será realizada em Amambai, localizada a 421 km de Campo Grande, capital do estado.

Os prefeitos de Paranhos, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Laguna Carapã, além de Amambai, receberão as máquinas, às 10h30, na Avenida Pedro Manvailer, esquina com Cassiano Marcelo. Mais de 32 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com essa ação do MDA, entre elas 1,3 mil agricultores familiares.

O maquinário é destinado a construir e melhorar estradas vicinais, que fazem a ligação entre meio rural e área urbana, para facilitar o transporte da produção da agricultura familiar. O investimento nesses equipamentos é de R$ 976 mil.

Segundo o prefeito de Antônio João, Celso Lozano, o município não teria recursos disponíveis para adquirir uma retroescavadeira. Ele garante que ela será importante para o desenvolvimento da região. “Essa máquina é de uma necessidade primordial. Não temos uma máquina dessa natureza. Acredito que ela vai resolver muitos problemas que temos aqui no município.”

Os problemas nas estradas vicinais alertados por Celso, em sua maioria, foram causados pelas fortes chuvas dos últimos meses. Para ele, as estradas em melhor condição vão elevar a comercialização de produtos da agricultura familiar. “Estradas boas facilitam o transporte, aumentam o ganho do agricultor e melhoram o diálogo entre vendedor e comprador”, assegura Lozano.

Celso também conta que a máquina vai facilitar muito o acesso dos produtores aos grandes mercados, outro problema encontrado por agricultores familiares da região. “O nosso produto vai se tornar mais competitivo frente aos que vêm de outros mercados, outros municípios. E tem outro quesito melhor ainda. Vamos poder mandar os nossos produtos para municípios vizinhos”, finaliza.

“A gente espera que melhore bastante”
Adelino Siqueira Filho, o Beto, tem 40 anos e é agricultor familiar em Antônio João. Na Chácara Siqueira, que possui 4,5 hectares, Beto cultiva hortaliças como repolho, tomate e pimentão. Ele espera que a situação das estradas melhore para poder comercializar melhor os seus produtos. “Hoje, com essas estradas, não tem como o comprador chegar à lavoura. Por conta da chuva, as vias estão muito danificadas. A gente espera que melhore bastante e que isso ajude quem mora no campo”, explica.

Beto é casado e tem cinco filhos. A renda de R$ 1,6 mil obtida com a venda das hortaliças a mercados da região dá para sustentar a família e pagar as prestações da propriedade, conseguida por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), gerido pelo MDA. Ele acredita que a máquina possa ser usada em outros serviços que o município precisa. “A gente está precisando de um açude para peixes. O prefeito disse que a máquina pode fazer. Então, a gente torce para que ela chegue logo”, comemora.

Esta é a terceira entrega no estado, somente em 2013. Na primeira, em Rio Verde de Mato Grosso, foram doadas 14 máquinas a municípios do estado. A outra ocorreu em Inocência e beneficiou oito municípios. Há ainda uma quarta entrega no estado, marcada para Ladário, no dia 04 de março.

Segundo o delegado do MDA no estado, João Batista dos Santos, o João Grandão, em 2013, as quatro entregas beneficiarão mais de 120 mil habitantes rurais e 8,8 mil agricultores familiares. “Essas máquinas são fundamentais. Quando você consegue artifícios para melhorar as estradas, você barateia custos com transporte e agrega valor aos produtos”, salienta.

Data: segunda-feira (25) 
Local: Av. Pedro Manvailer, esquina com Cassiano Marcelo, no município de Amambai. 
Horário: 10h30 
Municípios contemplados: Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos e Laguna Carapã.

via Ascom MDA