domingo, 21 de julho de 2013

Minas Láctea 2014 já tem fila de espera

Erasmo Pereira
Para o Minas Láctea de 2014, evento promovido pela EPAMIG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, 95% dos estandes já estão reservados e dez empresas estão na fila de espera. Este ano o público foi de 14 mil pessoas em três dias, 16% a mais que no ano passado, e os negócios gerados e prospectados durante a feira sinalizaram um giro de R$ 200 milhões.

“O sucesso do evento se deve ao público segmentado, interessado exclusivamente em realizar negócios. Nesse sentido, a EPAMIG tem contribuído com a profissionalização crescente do mercado”, destacou Marcelo Lana, presidente da EPAMIG.

Durante três dias de Minas Láctea 50 laticínios de diversas partes do país mostraram mais de 600 produtos lácteos – alguns que ainda nem chegaram à mesa do consumidor como o iogurte grego com 25% de polpa de banana em calda.  “O evento é tradicionalmente uma oportunidade principalmente para pequenos e médios fabricantes apresentarem novos produtos”, assegurou um dos coordenadores da Minas Láctea, Nelson Tenchini.

O público também pode conhecer embalagens de baixo impacto ambiental, insumos para fabricação de produtos com baixo teor de sódio e principalmente o que há de mais novo no país em máquinas e equipamentos.

 “O equipamento que faz a salga do queijo em cascata, trazido por uma indústria argentina, e as linhas de automação para produção de queijo fresco em menor escala, apresentado por uma empresa francesa, permitem que o pequeno produtor acelere a fabricação, reduza a mão de obra e aprimore as condições de higiene”, exemplifica o professor de projetos, instalações e equipamentos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Pedro Henrique Baptista de Oliveira.

Tecnologias simplificadas
Entrentanto, muitos equipamentos antes importados, hoje já estão sendo 100% fabricados no Brasil. “Os produtores estão enfrentando dificuldade com mão de obra e precisam ampliar produtividade para permanecer no mercado, por isso o setor está em franca mecanização”, explica Mairon Mesquita, coordenador do Minas Láctea.

Premiação
No encerramento do Minas Láctea, foram premiados os vencedores do 40º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, disputado por  54 indústrias de oito estados do Brasil. Foram premiados os três primeiros lugares das categorias Queijo Prato, Queijo Gouda, Queijo Provolone, Queijo Parmesão, Queijo Reino, Queijo Minas padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Queijo tipo Gorgonzola, Manteiga de primeira qualidade e os três melhores produtos inovadores como ‘Destaque Especial’.

Resultado concurso:  http://goo.gl/SGryF

Juliana Alvim | EPAMIG/Comunicação