sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ABC homenageou docente da ESALQ

A Associação Brasileira de Criadores (ABC) comemorou, na noite desta segunda-feira, 1º de dezembro, seu 88º aniversário. 

Sinval Silveira Neto | Gerhard Waller - ACOM/ESALQ

Na ocasião, personalidades do setor foram homenageadas em solenidade comemorativa realizada na cidade de São Paulo (SP). 

Entre elas, Sinval Silveira Neto, docente do Departamento de Entomologia e Acarologia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), que conquistou honraria na categoria Ensino e Pesquisa 2014.

Também foram homenageados a secretária de agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Carneiro Meira Bergamaschi, eleita personalidade do ano; a pecuarista Dalila C. C. de Toledo, da Fazenda São José Da-Car, de Santa Maria da Serra (SP), na categoria Pecuária de Corte; Lair Antônio de Souza, da Fazenda Colorado, de Araras (SP), na categoria Pecuária de Leite; e Demétrio Costa, editor responsável da revista DBO, na categoria Mídia.

Sinval declarou sentir-se honrado e orgulhoso por ter sido lembrado como um professor de destaque por uma instituição de fora do âmbito da USP. “Durante meus 28 anos de ensino de graduação na ESALQ na disciplina de ‘Pragas das Plantas Cultivadas’, e na pós-graduação na disciplina ‘Ecologia dos insetos e Taxonomia de pragas agrícolas’ fui escolhido professor homenageado pelos alunos quando das suas respectivas formaturas por 24 anos consecutivos, de 1970 a 1994. Ser reconhecido pela ABC é, de fato, motivo de muito orgulho, pois não esperava essa reverência”, confessou o docente.

O homenageado da ESALQ

Formado em Engenharia Agronômica (1965) com doutorado em Agronomia (1969) pela USP/ESALQ. Especializações em Controle Biológico pela Universidade da Flórida / Gainesville / EUA (1989), e em Controle Biológico de Pragas através do Parasitóide Trichogramma (modelagem), pela Universidade da Flórida / Gainesville / EUA (1990). Desde 1971 atua no Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ. Foi coordenador do CPG de Entomologia (1982 – 1983), membro do Conselho Curador da FEALQ (1984-1985), chefe do Departamento de Entomologia da ESALQ (1986-1989), Diretor de Serviço do Campo Experimental da PCALQ (1990-1992). Desde 2001 é curador do Museu de Entomologia e responsável pela Clínica Entomológica. Fora da ESALQ foi prefeito do Campus da USP de Pirassununga (PCAPS) envolvendo as Faculdades de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) e de Medicina Veterinária (FMZV) (1994 a 1998), engenheiro agrônomo da ARAIBY – Planejamento e Gerenciamento Agronômico Ltda. em São Paulo (1998-2001) e coordenador técnico da Feira de Tecnologia Animal – ANIMALTEC – na FCAV-UNESP Jaboticabal, realizada pela ARAIBY (agosto 2001). Ministrou cursos extras em nível de pós-graduação com 45 horas de duração sobre Ecologia dos insetos e Taxonomia de insetos de importância agrícola em Pernambuco (Recife), Montevidéu (Uruguai), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Manaus (AM) e na ESALQ. Foi eleito melhor professor da ESALQ (1978), homenageado com o nome de espécie de môsca das frutas pelo professor Roberto Antonio Zucchi -  Anastrepha sinvali, Zucchi, 1982 (DIPTERA, Tephritidae) e recebeu o Prêmio Edilson B. Oliveira pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) pela contribuição à entomologia brasileira (2006). É autor de sete capítulos de livros, de nove livros e 123 trabalhos completos publicados em revistas nacionais com arbitragem. Participou de 27 congressos nacionais e seis internacionais. Orientou 26 mestrandos e 13 doutorandos. Suas principais linhas de atuação são Ecologia de insetos, Levantamento e identificação de insetos, Análise faunística e Entomologia agrícola. Realizou quatro projetos de análise faunística: Aracruz Celulose – Levantamento da entomofauna de áreas de eucaliptos no Espírito Santo (1993), EMBRAPA-Acre–Probio (378/2000) em Rio Branco (2001), CEPLAC – Ouro Preto do Oeste – Rondônia – CNPq (2003) e Monsanto do Brasil – Levantamento da entomofauna em milho e soja transgênicos (2000-2013). Em 2003 desenvolveu o software ANAFAU – ESALQ, programa para efetuar análise faunística de insetos, disponível em www.lea.esalq.usp.br. 

Alicia Nascimento Aguiar | Comunicação USP ESALQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário