terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Lideranças do agronegócio se reunem no Rio Grande do Sul

ilustração
5ª Abertura Oficial da Colheita do Milho será sediada em Condor (RS)

Evento, promovido pela Apromilho-RS e Abramilho, reúne lideranças do setor agro brasileiro e reforça a importância da cultura para o Rio Grande do Sul 

As primeiras espigas da safra 2015/16 do Rio Grande do Sul serão colhidas por lideranças do setor agrícola na 5ª Abertura Oficial da Colheita de Milho. 

O evento, que acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro, é realizado pela Associação dos Produtores de Milho do estado (Apromilho-RS) e a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) em parceria com a Prefeitura de Condor e o Governo do Rio Grande do Sul. 

A cerimônia marca o início da colheita do milho e tem como objetivo reforçar a importância da cultura para o Estado, além de destacar os avanços tecnológicos que têm contribuído para a produtividade da região, entre eles o sistema de irrigação. De acordo com Claudio Luiz de Jesus, presidente da Apromilho-RS, a expectativa é de que cerca de mil pessoas participem do evento que vem se consolidando na agenda do setor e que contará com a presença de representantes e autoridades do município e do Governo do Estado.

No primeiro dia do evento (11), Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Abramilho, fará uma palestra sobre produzir milho no Brasil, cultivar responsável por alavancar diversos segmentos agronegócio e também por contribuir com os resultados positivos da Balança Comercial do Brasil. 

A abertura oficial será realizada, dia 12, na Sementes Costa Beber, propriedade de Martiniano Costa Beber, que possui tecnologia de última geração na produção de milho. De acordo com o produtor, “Condor, e o Rio Grande do Sul, é um polo de tecnologia aplicada na irrigação. Com sistemas de ponta, já tivemos por aqui cinco safras em dois anos, e isso se deve às tecnologias que empregamos por aqui, já que temos um clima muito instável no Sul, com um período de estiagem que pode prejudicar a produção”. Martiniano espera que o preço do milho fique mais estável, favorecendo a cadeia de produção, que traz mais renda, emprego e desenvolvimento para a região.

O prefeito da cidade, José Francisco Cândido enxerga a abertura da colheita em Condor como uma oportunidade de mostrar o município para todo o País, e também para o mundo, já que a “região é um polo tecnológico que mostra os benefícios do investimento em práticas avançadas de irrigação. A produção primária do milho, junto com a Soja e o leite, representa 60% do PIB local, o que mostrar ainda mais a força do município no cenário econômico do país”. 

Para o presidente da Apromilho-RS, o evento é uma “oportunidade compartilhar com os demais produtores o uso de alta tecnologia aplicada aos sistemas de irrigação para a lavoura de milho e a importância da prática para a estabilidade da produção”. 

Dia 11/02
Local: Centro de Eventos
Rua Duque de Caxias. 349
20h – Palestra com Alysson Paolinelli (ex-Ministro da Agricultura e Presidente da Abramilho).

Dia 12/02
Local: Sementes Costa Beber, Linha Pontão dos Buenos, Condor/RS
13h00 – Recepção, credenciamento e organização dos grupos;
13h30 – Visita ao estande sobre apresentação do sistema de irrigação da lavoura; uso, manejo e conservação do solo; importância da cadeia produtiva do milho e qualidade na armazenagem; pesquisa, desenvolvimento em controle de gestão do agronegócio; avanços tecnológicos em máquinas e implementos agrícolas;

15h30 – Abertura Oficial da Colheita

Sobre a Abramilho 

A criação da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho) no segundo semestre de 2007 nasceu de um movimento espontâneo dos produtores de milho, pela necessidade de se organizarem diante dos desafios nacionais e internacionais vivenciados pela cultura nos últimos anos. Não por acaso, os estoques de milho no Brasil estiveram baixos no final de 2007, como de resto nos demais países produtores, aqui incluindo Estados Unidos. Todos exportaram muito mais, atraídos pela alta inédita de preços, e também nesse caso o Brasil se incluiu, ostentando exportações perto de 11 milhões de toneladas.

Daniela Mesquita | Concept

Nenhum comentário:

Postar um comentário