sexta-feira, 1 de março de 2013

Produtoras de café se destacam à frente das lavouras

Mulheres empreendedoras. Elas também fazem sucesso no agronegócio.

A cooperada Neusa na lavoura de café. Sua vitalidade é exemplo para muitas gerações | Divulgação

Representando aproximadamente 10% do quadro de cooperados da COOXUPÉ, maior cooperativa de café do mundo com mais de 11 mil produtores associados, as mulheres têm se destacado nas lavouras de café da região de atuação da cooperativa – Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo – dando exemplos de empreendedorismo, sustentabilidade e ampliação dos negócios. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, 23% das famílias ligadas a alguma atividade no agronegócio são lideradas por mulheres.

Segundo o presidente da COOXUPÉ, Carlos Paulino da Costa, além de estarem à frente das lavouras, as mulheres são responsáveis pela tomada de diversas decisões no meio agro. “Somos essencialmente formados por pequenos produtores que vivem da agricultura familiar e, neste universo, as matriarcas são responsáveis pelas decisões mais importantes, que envolvem investimentos na lavoura, compra de maquinário, busca por certificações, proteção e inovações no campo”, analisa.

E exemplos não faltam na cooperativa neste sentido. Aos 80 anos, a cooperada Neusa Mendes de Andrade comanda uma área de 150 hectares de lavoura cafeeira em Ibiá/MG e é exemplo para as gerações mais novas. Após se aposentar como assistente social, em 1991, a produtora resolveu investir na produção do grão e não parou mais de expandir. “Todos os dias levanto às 6h e venho para a fazenda, onde fico o dia inteiro. Retorno para a minha casa em Ibiá somente para dormir”, conta a produtora. As boas práticas utilizadas na produção cafeeira renderam à cooperada a certificação da Fazenda Alto da Larga pela Rainforest e Certifica Minas/Emater, nos anos de 2011 e 2012.

Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Resende/MG, município de 15 mil habitantes que tem o café como principal economia da cidade, a cooperada Elisandra Rosa Rodrigues, quando assumiu, foi a sétima mulher do Estado de Minas Gerais a presidir um sindicato rural. “É uma luta constante, mas conquistamos muitos espaços. No ano passado, realizamos 52 cursos do Senar dentro do Sindicato e nossos produtores estão cada vez mais atentos sobre a importância de produzir com qualidade”, conta. Dividida entre a propriedade, a presidência e a família, a produtora revela que é possível dar conta de tudo. “As mulheres são dedicadas, preocupadas em fazer bem feito e isso é importante para uma boa administração”, analisa.

Espaços exclusivos para mulher na FEMAGRI
A importância da atuação da mulher no agronegócio não tem passado despercebida pela COOXUPÉ. Durante a realização da FEMAGRI 2013, Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas para a lavoura de café, que acontece entre os dias 13 e 15 de março em Guaxupé/MG, as mulheres terão um espaço exclusivo. “Nosso objetivo é trazer mais comodidade para as nossas cooperadas e esposas de cooperados. A feira marca a presença da família, por isso temos esta preocupação de construir espaços exclusivos para que o nosso público se identifique”, revela o presidente da cooperativa, Carlos Paulino da Costa.
Agende-se para a FEMAGRI 2013

FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas / COOXUPÉ
Data: 13 a 15 de março de 2013
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy - Guaxupé/MG
Mais informações: www.cooxupe.com.br/femagri

via Phábrica de Ideias