segunda-feira, 28 de março de 2016

Morre Torpedo, atual líder do Sumário Girolando ¾

Touro entrou para a história ao ser líder do teste de progênie no Girolando ¾ ao atingir a marca de 100 mil doses de sêmen comercializadas com menos de três anos de produção na ABS

Morreu este mês, aos 9 anos de idade, Torpedo Bolton Santa Luzia, um dos principais touros da Raça Girolando e um dos líderes e recordistas de vendas da ABS Pecplan. 

Provado no teste de Progênie da Associação da raça, o reprodutor ganhou ainda mais destaque como líder do Sumário Girolando ¾ em 2015, quando também garantiu a segunda colocação no geral, com PTA de 594,27 kg de leite.

"O Sumário é realizado com base em provas desenvolvidas pela equipe técnica da Embrapa/Girolando, que avaliam a confiabilidade da genética. É a maior prova de que Torpedo era um touro fantástico que deixou sua marca na história da nossa bateria e também na da raça", comenta Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS Pecplan.

Entre seus feitos, Torpedo foi o mais jovem touro a atingir a marca de 100 mil doses de sêmen comercializadas com menos de três anos de produção na Central da ABS em Uberaba (MG). Filho de Bolton (o holandês que é líder mundial de vendas e que ainda carrega uma prova de teste de progênie equilibrada com altos índices para leite e correção de úbere e pernas e pés), ele deixa um legado importante de milhares de filhas grandes produtoras de leite em diversos plantéis brasileiros.

Fernando Rosa explica que Torpedo foi produzido por meio de um acasalamento dirigido que uniu um grande patriarca (Bolton) e uma família consistente da Quartinha Terra Vermelha. No final de 2015, o touro deixou a Central da ABS, quando começou a apresentar stress bastante acentuado comprometendo sua produção de sêmen, e voltou a morar na Fazenda Santa Luzia, em Passos, Minas Gerais. "Há algum tempo, Torpedo apresentou uma ligeira afecção de casco, que estava sendo tratada. Mas, embora medicado, não apresentou sinais de melhora e morreu no último dia 18 de março" relata um dos proprietários do touro Maurício Coelho, do Grupo Cabo Verde.

Faeza Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário