terça-feira, 3 de abril de 2012

Sustentabilidade no campo

Uberlandense é um dos idealizadores do evento que discutiu, em Brasília, as estratégias para uma Agropecuária Sustentável 

Renato de Oliveira Brito é neto de pecuarista e tem em suas origens e carreira propriedade para ajudar o Brasil a avançar no quesito mais discutido dos últimos tempos: a Sustentabilidade.

Atual Coordenador-Geral de Sustentabilidade Ambiental do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Brito foi um dos idealizadores do evento que aconteceu na semana passada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e que reuniu representantes de diversos segmentos do setor agropecuário brasileiro.

O objetivo do I Encontro Técnico sobre Estratégias para uma Agropecuária Sustentável foi levantar informações e direcionamentos para a formulação do Plano Estratégico da Agropecuária Sustentável.

De acordo com Brito, o Encontro foi muito positivo e reuniu debatedores de alto nível. "Os palestrantes convidados apresentaram os desafios e as oportunidades pelos quais a agricultura passará nos próximos cinco ou 10 anos. O cenários nos quais teremos que trabalhar no futuro puderam ser bem representados e isso nos trouxe muita clareza", disse o Coordenador que integra a AGE – Assessoria de Gestão Estratégica do MAPA.

Ainda segundo ele, a AGE tem agora indicativos bem abalizados sobre em quais condições o Ministério e o Governo terão que implementar políticas públicas para a agropecuária num futuro próximo.

"É um cenário que vai exigir ainda mais atenção à sustentabilidade. Isto se dará com incertezas na economia internacional, mas com forte demanda mundial por alimentos e com crescimento interno. Com base nestes cenários, nas propostas que foram feitas, e com consultas ao setor produtivo, que tem canais de diálogo constantes com o MAPA, será construído o Plano Estratégico para a Agropecuária Sustentável. Este será um instrumento para orientar não as emergências cotidianas, mas o que devemos fazer para nos preparar para o que se aproxima", comentou Brito.

via Michele Borges | Ciclo
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO