quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Herbicida em nanocapsula minimiza impactos ambientais

Projeto é contemplado com o Edital do Acelerador Tecnológico da Agência Unesp de Inovação

Herbicidas são amplamente utilizados nas plantações, por exemplo, de cana-de-açúcar e milho, produtos que o Brasil é um dos líderes no cultivo. A utilização de herbicidas de maneira indiscriminada faz com que sua transferência para os sistemas aquáticos possa influenciar na qualidade da água e trazer consequências adversas para determinado ecossistema.

Ainda, a eficácia dos herbicidas comuns é baixa, sendo que apenas 2% do total utilizado atinge o alvo, causando assim um baixo rendimento e consequente necessidade de grandes quantidades deste ativos. A tecnologia desenvolvida por pesquisador da Unesp pode aumentar a eficiência dos compostos ativos em atingir os organismos alvos, bem como minimizar os impactos ambientais.

O projeto de encapsulamento de herbicidas, inscrito por Leonardo Fernandes Fraceto, professor da Unesp de Sorocaba, foi contemplado pelo edital do Acelerado Tecnológico de 2012, concurso que selecionou quatro propostas para financiamento de prova de conceito de pesquisa. O projeto contou com a participação de  André Henrique e dos pós-graduandos MSc Anderson do Espirito Santo Pereira, Renato Grillo e Nathalie Ferreira Silva Melo, todos da Unesp de Sorocaba.

Fraceto comentou o processo de desenvolvimento da tecnologia: “Há cerca de 6 anos iniciamos estudos para utilização de nanotecnologia aplicada a agricultura, muitos pesquisadores estudam o desenvolvimento de sistemas carreadores para fármacos e em nosso casso aplicamos essa tecnologia para herbicidas”.

A utilização desses sistemas carreadores minimiza os efeitos de toxicidade e contaminação ambiental, visto que o composto ativo não estará livremente disponível no ambiente, mas sim associado a um sistema carreador que irá liberá-lo de maneira lenta. Com o sistema de liberação modificada, também não serão necessárias aplicações sucessivas, minimizando a quantidade empregada e outras despesas de sua aplicação.

O nano encapsulamento de herbicidas já foi submetido à alguns testes de campo e o pedido de patente foi depositado pela Agência Unesp de Inovação (AUIN).  “Esperamos agora divulgar os resultados para a comunidade Científica/Industrial e esperamos que empresas despertem interesse em licenciar a tecnologia” , completa o professor Fraceto em relação às expectativas da equipe para o invento. 

via Luciana Maria Cavichioli/AUIN/Unesp